Estaca Strauss

A Estaca Strauss é um tipo de estaca moldada in loco e é uma fundação profunda e, apesar de ser uma máquina considerada ultrapassada, continua sendo uma das opções utilizadas no mercado pela construção civil. Do ponto de vista histórico, a Estaca Strauss foi amplamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos no século passado e, no caso do Brasil, após o término da Segunda Guerra Mundial.




Além disso, a Estaca Strauss é um tipo de fundação em concreto (simples ou armado), sendo executada com a ajuda de um equipamento chamado de bate-estaca strauss, que por sua vez é formado por um guincho, uma estrutura de apoio (tripé), roldana fixada no topo (polia), tubos guias (cilindros metálicos ocos), pilão e sonda.

Estaca Strauss
A escavação se inicia com um furo aberto no solo, através de um soquete que permite a colocação do primeiro tubo. O guincho, com o auxílio de um cabo de aço, movimenta verticalmente a sonda de percussão ou o martelo, produzindo impactos verticais que compactam ou escavam o solo, aumentando a profundidade da perfuração. Conforme ocorre a descida do tubo metálico, rosqueia-se o tubo seguinte até a escavação alcançar a profundidade desejada. O resultado disto é a criação de um poço, que geralmente apresenta, dependendo do dimensionamento da fundação, de 20 a 45 centímetros de diâmetro. No final, enquanto o concreto é lançado para o preenchimento do espaço escavado a tubulação vai sendo removida pelo guincho e, desta forma, é gerada uma Estaca Strauss.
 




As melhores condições de solo para a utilização da Estaca Strauss ocorrem geralmente quando os terrenos são planos ou acidentados, apresentando baixa resistência, sendo também o seu uso apropriado em solos colapsíveis, isto é, solos que sofrem significativa redução de volume quando são umedecidos.




A Estaca Strauss possui limitações, principalmente por gerar muita lama no local da obra e por apresentar uma baixa capacidade de carga e de produção, dependente de mão-de-obra tornando o processo mais lento (uma vez que exige a desmontagem do tripé e trocas dos tubos), a qualidade do concreto pode ser comprometida, pois o mesmo é geralmente feito manualmente e produzido no local da obra.



Estaca Strauss Rei Hélice Contínua



Embora apresente uma relação custo-benefício favorável, a Estaca Strauss é uma solução tecnológica ultrapassada que tem sido substituída por soluções mais avançadas e inovadoras e por esta razão empresas de fundação vêm oferecendo aos seus clientes opções tecnológicas superiores, como a Estaca Hélice Contínua. Esta modalidade foi introduzida no Brasil na década de 1990, permitindo redução nos custos das obras através de elevados ganhos de produtividade com tecnologia avançada e antecipação da finalização das obras.





Conheça a Estaca Helice Continua Veja o Comparativo da Estaca Strauss

 

COMPARTILHE

Instagram Rei Helice Continua     Facebook Rei Helice Continua     Youtube Rei Helice Continua
Sede - Endereço: Rua Vereador Daniel Manara, 981   -   Cidade: Mogi Mirim - Estado: SP - Brasil
Rei Hélice Contínua © 2020. Todos os direitos reservados   |   Termos e Condições   |   Política de Privacidade   |   Desenvolvido por Lobe Tecnologia